terça-feira, 30 de junho de 2009

O emulador definitivo de PS2 para PS3

Parece que finalmente a Sony vai consertar o grande furo de lançamento que o PS3 continha, que era a retrocompatibilidade com o PS2. A empresa patenteou um emulador deifinitivo de PS2, que deve ser incorporado em breve nos consoles atuais. Apenas lembrando: Os primeiros PS3 vinham com o Emotion Engine incorporado na placa, que era o próprio processador de PS2, e ainda assim o PS3 não rodava todos os jogos. Este emulador, segundo assegurado* pela Sony, vai ser capaz de emular perto de 100% dos jogos.

Este artifício de software tem pontos positivos e negativos. Vai ser possível jogar aquele joguinho que você tanto gostava no PS2? Sim, provavelmente. Mas isso pode não querer dizer que você vai pegar sua cópia de "Mister Mosquito" e rodá-lo em seu PS3. Você provavelmente terá que ir até a PSN, registrar um cartão de crédito, rezar para que o sistema te permita comprar com ele (comigo não funcionou), desembolsar alguns kokus e comprar o download do seu joguinho favorito da geração passada (DE NOVO!) devidamente patcheado e pronto para rodar no emulador.

Com isto a Sony deve pretender reduzir as vendas de PS2 também, que, atualmente, concorrem diretamente com o PS3 (além de ser "rival" do maravilhoso console nacional sui generis, que mais lembra um Gameboy ligado ao videotexto perto da geração atual).

* = Ninguém sabe ao certo até onde vai a verdade quando a Sony "assegura" alguma coisa...

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Obsidian canela "Aliens RPG"

Más notícias para quem gosta de RPGs sem cabelos espetados, olhos que ocupam 70% da cara dos personagems, espadas de 18m e histórias sem pé nem cabeça. A Obsidian cancelou o RPG baseado na série de filems "Aliens", que estava sendo produzido e tinha tudo para ser excelente. Quem quiser jogar algo ambientado no mundo de "Aliens" vai ter que se contentar com o FPS Aliens: Colonial Marines, quando for lançado.

O jogo seria lançado para X360 e PS3. Grrrr.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

PitFallout ?

Falar hoje em dia em um jogo "open world" onde um personagem anda pelo cenário explorando um terreno hostil cheio de inimigos e coletando itens é quase como fazer uma referência automática a Fallout3. Porém, se a mesma pergunta fosse feita no auge dos tempos do Atari, os elementos indicariam Pitfall como o escolhido. E por que não um crossover das duas gerações?

Foi assim que pensou um usuário maluco do site GiantBomb, ao postar as telas acima. Infelizmente, todo o talento que o cara tem para Photoshop ele não tem para programação e não há um hack oficial do jogo... ainda! Afinal, os dois jogos "casam" quase que perfeitamente na essência e não duvido (para não dizer que torço muito) que saia em breve, pelo menos uma versão em flash, já que programar para Atari 2600 é algo tão divertido quanto uma fratura exposta.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Causos de Fliperamas: Arquivo #001 - "Aracati"

Em épocas onde estávamos melhor de grana, meu pai comprou uma casa em Ilhabela e passei boa parte da vida indo para lá em toda oportunidade que tinhamos, principalmente férias. Não podia ter um feriadão que eu estava lá. Ilhabela é uma cidade turística, fica à uns 300 km daqui, e como toda boa cidade de praia, as pessoas descem para lá nas férias. E como sempre, nas férias, chove. E quando chove e você está na praia, não tem o que fazer! Ou seja, um dos lugares mais frequentados de Ilhabela nos dias de chuva costumava ser o Aracati, um fliperama até bem generoso considerando-se o tamanho da cidade.


Lembro que lá tinham os seguintes jogos:

Tokio
Rally X
Thunder Dragon
Vendetta
/ Ninja Turtles / Sunsetriders
Cobra Command
Rygar
Ikari Warriors

Double Dragon 2
Pole Position
Jailbreak

Pinball Action
Flowers
Chinese Hero
Donkey Kong Jr.
Fora uns dois ou três pinballs...

Por volta de 1999, a coisa apertou pro nosso lado e vendemos a casa. Desde então nunca mais fui para lá. Só fui voltar este ano, há uns meses, quando minha namorada tirou férias. Ela queria descer para a praia, eu não conhecia outras cidades no litoral onde poderíamos fazer um "bate-e-volta" de um final de semana e fomos pra lá mesmo.

Chegando lá, mesmo sem chuva, resolvemos passear no centro e acabei indo ao Aracati. Achei que nem ia encontrar o prédio lá, de tanto que a cidade mudou, mas sim, ele estava lá.

Só que, para minha surpresa, embora a placa de "Diversões Eletrônicas" ainda estivesse lá, ele acabou se tornando um distribuidor de bebidas! Não tem mais uma máquina sequer lá dentro, para meu desapontamento. Encontrei o dono lá, atendendo, e ele lembrou de mim e dos outros que costumavam ir lá. Perguntei como rolou a mudança e a resposta foi ótima:

-"Quando vocês eram moleques, vinham para a praia para jogar fliperama. Agora vocês cresceram e chegam aqui afim de encher a cara. Logo, eu só estou me adequando à demanda do meu público!".

Fico me perguntando, se eu estou com 32, será que um dia ele vai vender fraldas geriátricas?

domingo, 14 de junho de 2009

Metal Gear... Arcade !

Entrando na onda dos sensores de movimento e de uma interatividade maior nos jogos, eis que surge Metal Gear Arcade! A máquina usa um óculos 3D e permite jogar contra até 16 players, além possuir controles especiais separados para o campo de visão e movimentos do personagem.

Uma pena que isso nunca vai aterrirsar aqui, na Jungle Land... (como sempre).

Via: Joystiq

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Starcraft 2 - A Trilogia que nunca sai !

Depois de muita espera, muita especulação, muitos atrasos propositais e um jogo (Starcraft Ghost) engavetado, a Blizzard se pronunciou sobre Starcraft 2, que não será mais um jogo lançado em apenas uma edição, mas sim em três.

Sim, três pedaços. O jogo vai ser uma trilogia.
Conforme prometido pelos produtores, o jogo terá um gigantesco modo single player à cada uma das raças (Terran, Zerg e Protoss), que terão um jogo para cada.
Não se sabe ainda como isso vai funcionar em termos de multiplayer. Um jogo vai permitir que se jogue com uma raça apenas? Para poder jogar com todas as três será necessário ter toda a trilogia? (Exemplo: Você tem o disco dos Zerg, só vai poder jogar de Zerg no multiplayer).

Tudo o que se sabe até o momento é que Starcraft 2 é um dos títulos mais esperados para PC, que tudo que sai sobre ele gera um burburinho enorme e que a Blizzard fica sempre "pisando em ovos" ao dar notícias sobre o jogo, que é uma continuação que se encontra uns 10 anos atrasada em relação ao primeiro título (assim como Diablo, também da Blizzard).
O jogo já foi atrasado novamente. A primeira promessa de lançamento foi 2008. Recentemente, segundo Frank Pearce, um dos produtores do jogo, "Sai em 2009, se formos otimistas, pois há muito trabalho há fazer". Agora é esperar e torcer para que todo esse atraso valha à pena.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Little Big Planet - PS3

Sabe aquelas bandas "indie" que tem tanta produção por trás, mas tanta produção, que de "indie" mesmo acabam tendo só a cara? Assim é Little Big Planet. A Media Molecule, empresa que produziu o jogo, foi fundada por meia-dúzia de caras que saíram da Lionhead Studios e seguindo uma vibe muito, mas muito "indie", fizeram um jogo longo, com uma proposta inovadora e bem bacana.

Little Big Planet não tem a proposta de ser apenas o "Super Mario" do Playstation 3. O jogo tem modo online cooperativo, modo de construção de fases, modo de jogar na fase que os outros construíram e, principalmente, dúzias e dúzias de unlockables, easter eggs, truquinhos, coisinhas escondidas e que fazem você voltar da última fase para a primeira só para poder pegar um adesivo ou objeto de cena novo.

Dois dos pontos mais fortes do jogo são, ainda, a quantidade enorme de DLCs (gratuitos e pagos, claro!) e a qualidade da trilha sonora. As músicas foram extremamente bem produzidas e se fossem vendidas e poderiam muito bem ser vendidas em CD! Há desde rock argentino até batidas "indígenas", sempre dentro do tema das fases.

Enfim, se a dúvida é alugar ou comprar, eu diria que não há como desfrutar 10% do jogo sem passar horas e horas jogando, portanto, compre. As risadas durante o jogo e o capricho da produção com certeza valem o investimento.