terça-feira, 13 de outubro de 2009

Dois relançamentos: Um quase arqueológico, outro apenas antigo.

Mais dois relançamentos! O que será que acontece com 2009? Estão desengavetando títulos bem antigos e alguns promovem gratas surpresas. O primeiro é Archon, que sai para PC e iPhone. Joguei esta belezinha em um Apple II, há uns bons 20 anos. Archon é um híbrido de jogo de xadrez e jogo de ação. Quando você vai "comer" a peça do adversário, movendo a sua para a casa onde ela se encontra, os dois saem na porrada. Só que o resultado desta luta, que é jogada por você, é que determina quem é que fica com a casa disputada. Existe o lado da luz e o lado das trevas, cada um com personagens exclusivos e poderes próprios. A nova versão vai ter suporte para até 4 jogadores e sabe-se lá quantas mais inovações bolaram em quase 25 anos, desde o lançamento do original.





O outro, menos antigo, é Beneath a Stell Sky, um adventure point-and-click no estilo dos jogos da LucasArts (Monkey Island, Indiana Jones), que eu joguei no Amiga, nos idos de 95-96. O jogo é uma história cyberpunk onde Robert Foster, um órfão que, após um acidente aéreo, foi adotado por arborígenes, aprende a sobreviver e vai se aventurar em uma Austrália futurista e distópica, tendo por amigo Joey, um andróide pessimista, sarcástico e reclamão. O jogo tem pitadas de humor, típicas dos adventures point-and-click, e conta com a arte de Dave Gibbons (co-produziu o premiadíssimo quadrinho Watchmen).



O legal é que Joey, o Andróide, após o segundo acidente aéro, é quase que totalmente destruído, sobrando apenas uma placa de circuito onde fica a "consciência" do robô. Isso permite que Robert insira a placa em outros robôs, fazendo com que Joey "troque de corpo" e, com isso, adquira novas habilidades. Joey nem sempre concorda com o corpo novo, o que gera um monte de piadas durante o jogo.

Beneath a Steel Sky sai para iPhone e iPod Touch por enquanto.

Um comentário:

  1. Nossa gostava bastante desse jogo, mas não o joguei na época apenas nos emuladores.
    Um game de xadrez que me lembro quando se trata de peças batalhando é o Battle Chess, tbm muita bacana, mas diferentemente do Archon vc não controlava as peças durante a batalha, era sempre uma animação já programada.

    ResponderExcluir