domingo, 3 de maio de 2009

Race PSP - Finalmente você vai jogar Neo Geo Pocket no PSP!

Meu primeiro contato com o Neo Geo Pocket Color foi nos idos de 2000, quando eu ainda morava em Florianópolis. Fizemos um encontro do Canal-3 em casa e um rapaz trouxe um bichinho desses, com Pacman e King of Fighters. Eu nunca havia sequer visto o aparelho e fiquei impressionado com a qualidade dos joguinhos, que apesar de contarem com poucos recursos, são extremamente bons. O NGPC é daqueles videogames com poucos títulos, mas com muitos jogos bons no acervo. Todos os jogos são bem animados, a arte é excelente, o som é bacana, etc.

Alguns modelos do NGPC. O meu era o transparente (primeiro da direita).


Tive dois aparelhos Neo Geo Pocket Color. Um eu comprei novo, na Disk Games, e outro foi usado e por uma mixaria de um colecinador de Americana. O primeiro eu vi "encalhado" lá na loja por anos, até que um dia fiz uma oferta (bem abaixo do preço ridículo que estava anunciado) e levei. Veio com Fatal Fury e Metal Slug. Acabei vendendo por falta de grana e só fui pegar o segundo muitos anos depois. Acabei vendendo pelo mesmo motivo. Juntei, ao todo, uns cinco ou seis jogos, os melhores do console, e eu realmente jogava muito eles. O direcional do aparelho é sensacional, é possível jogar jogos de luta e fazer aqueles comandos complexos com perfeição. Digo até hoje que não existe portátil com um controle melhor que o do NGPC, e ainda não consegui quem me prove o contrário.


Megaman para NGPC!

Desde então fiquei sem o aparelho e bateu aquela saudade monstra de jogar SNK versus Capcom, Samurai Shodown, Fatal Fury, Metal Slug, etc. Comprei um PSP e fui atrás de um emulador para NGPC, mas me dei mal. Só existia o tal do NGPSP, que era horrível. Ruim, lento, bugado, não valia nem para teste, conforme divulguei na época, no AV3.

Me dei por vencido e desencanei. Não fui mais atrás, até que recentemente (cinco anos depois!) saiu o RacePSP e resolveu este problema. O emulador funciona perfeitamente, embora não tenha muitas funções (ele só carrega o jogo e nada mais). Resolvi o problema e já joguei hoje não só os jogos que eu tinha, como vários outros que eu sempre tive a curisidade (como Cotton e Last Blade). Quem tiver um PSP e quiser tentar, segue aqui o link para baixar o emulador.

E mais um emulador bacana para a lista do PSP!

2 comentários:

  1. Curiosamente este seu primeiro neo geo pocket adquirido na Disk Games era um que eu já estava cobiçando pegar a algum tempo, pois estava iniciando minha coleção.

    Após o natal de 2002 me planejei para pegar o tão sonhado portátil e para minha surpresa “alguém” tinha comprado 3 dias antes.

    Em 2004 conheci o colecionador de games Luis Filipe e durante uma conversa descobri que o misterioso comprador do NGP havia sido ele ;0)

    ResponderExcluir
  2. poww tem o neopop que é muitt bomm emulador!!!!!!

    ResponderExcluir