segunda-feira, 11 de maio de 2009

Solar Assault - O Gradius que você nunca jogou

Os arcades do Brasil nunca foram lá essas coisas, com exceção dos que foram montados nos grandes shoppings e parques de diversão.

Lembro que o do Playcenter era bem completo (com direito a máquina do Afterburner 2 e tudo mais) e o do Barra Shopping, no Rio, também (nesse eu vi Time Traveller e Rad Mobile, nos bons tempos em que a Sega apitava alguma coisa no mercado de games).

Porém, um amigo meu me perguntou esses dias: Se você pudesse escolher um arcade, qualquer um, para ter em casa. Qual seria?

A minha resposta imediata foi Solar Assault, versão 3D shooter do clássico. O jogo, que mais parece Starfox que Gradius, nem sequer chegou perto de vir aqui para o Brasil (óbvio!), mas foi lançado em 1997 no Japão e chegou a ter duas versões: Uma tradicional (gabinete comum de Arcade) e outra que, assim como o já citado Afterburner 2, vem montada em uma cabine com eixos pneumáticos que simulam o movimento da nave, além de uma tela enorme, que pega toda a frente do cockpit. Se fosse para dar uma de maluco e ocupar espaço em casa com algo enorme feito uma máquina de Arcade, que fosse uma tão fantástica quanto Solar Assault!

Para se ter uma idéia do que a gente perdeu, dê uma olhada neste vídeo da rom rodando no MAME, ainda em WIP, emulada com problemas. Depois olhe este vídeo (com qualidade pior), mas gravado direto da máquina original.

E para nós, que moramos na Jungle Land, a saída é esperar até que o MAME comece a emular melhor a rom, e, quem sabe, vamos ter a chance de pelo menos ver como o jogo é.

Obs: E você, se fosse ter uma máquina de arcade em casa, qual seria?

3 comentários:

  1. Dicil heim...mas teria varias:

    1 - Tartarugas Ninja (um classico)
    2 - AVP
    3 - Star Runner

    Alias aproveitando Zork, cara eu lembro de um jogo de arcade que vc jogava com um guerreiro de armadura, alias o personagem era grande na tela, e normalmente o chefe da fase era uma mulher de armadura que durante o combate vc podia ir quebrando a armadura. Cara se lembra desse jogo ou eu sonhei com essa bagaça???? Cara eu sei que é coisa velha mesmo...mas não lembro o nome

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo;

    Esse jogo chama Gladiator. Roda no MAME direitinho, inclusive terminei ele esses dias.

    ResponderExcluir
  3. Gladiator é melhor como lembrança. Fui jogar depois de velho e o jogo envelheceu muito mal! A jogabilidade é bugada demais. Mas é clássico.

    Eu tenho uma MVS em casa e arcade pra mim tem que ser pra 2 ou mais jogadores. Luta vs. ou Beat n' Up.

    Infelizmente meu tubo é horizoltal e os Shmups não ficam legais assim. Mas também gosto deles. Tenho uma Jamma do R-Type 2 aqui em casa.

    Eu baixei e emulei o Solar Assault no Mame, mas ainda é muito bugado. Só dá pra ver por curiosidade mesmo.

    ResponderExcluir